Júri Balé Clássico e Repertório

Denys Nevidomyy

DenysNascido na Ucrânia, formou-se pela Escola Coreográfica Estatal e foi bailarino do Teatro Nacional da Ópera de Kiev, executando papéis de destaque e solos. Participou de várias turnês na Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Suíça e outros países. No Brasil, como professor, fez parte do projeto social Em Cena – Arte e Cidadania, no Recife, e leciona dança clássica e repertório a turmas masculinas iniciantes e avançadas, além de dueto para alunos e alunas, desde 2000, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). Com a instituição, participou do estágio para professores no Teatro Bolshoi de Moscou e protagonizou o personagem-título na estreia da grande suíte do balé “Dom Quixote”.

 

João Wlamir

Joao WlamirSolista desde 1981 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde é o atual ensaiador do corpo de baile. Fundador, coreógrafo e diretor do Grupo de Dança D.C., tendo participado e coreografado todas as suas turnês europeias. Como bailarino teve formação com Tatiana Leskova, Desmond Doyle, Jorge Siqueira, Alain Leroy, Dalal Aschar, Carlota Portela, Eugenia Feodorova, entre outros professores. Desde 1998 é julgador do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, onde algumas vezes coreografou a Comissão de Frente. É jurado em grandes festivais pelo Brasil e de programas de TV, como o “Se Ela Dança Eu Danço” (SBT).

 

Tindaro Silvano

Tindaro Silvano 2Maitre, coreógrafo e professor de técnica clássica, dançou no Palácio das Artes (Belo Horizonte), Ballet Guaíra (Curitiba), Ballet Gulbenkian (Lisboa) e Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Desde 1986, dá aulas e coreografa para diversas companhias e grupos de dança do Brasil, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Portugal e Turquia. Foi professor e coreógrafo residente da Cia. de Dança de Minas Gerais, tendo criado para ela cerca de 15 obras premiadas, e diretor artístico, coreógrafo residente e maître do Ballet Jovem do Palácio das Artes. Premiado pela Fundação Icatu, residiu em Paris como artista convidado da Cité Internationale des Arts. Foi conselheiro do Festival de Joinville por quatro anos. Coreógrafo convidado de companhias brasileiras e estrangeiras, incluindo a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. É jurado, professor e coreógrafo em festivais nacionais e internacionais.